Cocaína é moda chic em Portugal


As ruas do Bairro Alto, à noite

Reportagem publicada, hoje no Correio da Manhã: Cocaína a moda mais perigosa

«Hoje em dia é muito mais fácil arranjar cocaína do que era há três ou quatro anos. O preço mantém-se estável mas a qualidade melhorou.» Não é preciso consumir para se ter esta percepção. Basta percorrer as ruas do Bairro Alto nas noites de fim-de-semana para se perceber que os dealers de esquina, que antes ofereciam haxixe a quem passava, sussurram hoje um discreto ‘queres coca?’ a quem passa por eles.
O médico Luís Patrício, director do Centro das Taipas, não hesita em confirmar que existe uma moda de consumo de cocaína, motivada por uma falsa ideia: “Quem se inicia nesta droga acredita que ela não vicia e que não tem consequências físicas. Esse erro é perigosíssimo.”
Um dos efeitos mais conhecidos é a excitação sexual – uma das razões que faz da ‘coca’ uma droga tão popular. Vista como uma droga chique, própria de gente culta e endinheirada, a ‘coca’ substituiu a heroína.
O inspector-chefe João Figueira, porta-voz da Direcção Central de Investigação do Tráfico de Estupefacientes (DCITE) da Polícia Judiciária, confirma esta tendência. “Hoje é a cocaína que está em alta”. Quem consome com regularidade tem dealers fixos, pessoas discretas que trocam de número de telemóvel com frequência. Combina-se encontros em sítios públicos pouco movimentados, já com as doses e o dinheiro contados para uma transacção rápida. continua

*Foto de Matos B.

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: