Bastonário acusa altos cargos de corrupção e impunidade.

Vídeos do VodPod não estão mais disponíveis.

Telejornal”, RTP1, 25 de Janeiro de 2008
from Corvos&Caravelas WebTV

«Há uma criminalidade em Portugal, da mais nociva para o Estado e para a sociedade, que anda aí impunemente. Muitos exibem os benefícios e os lucros dessa criminalidade e não há formas de lhes tocar. Alguns até ocupam cargos relevantes no Estado Português. São situações que toda a gente vê, como membros do Governo que fazem negócios com empresas privadas e depois quando saem vão para administradores dessas empresas. Esbanjam-se milhões de euros em pagamentos de serviços cuja utilidade é duvidosa e depois não há dinheiro para necessidades básicas.»

Lamento, mas só agora me é possível dar conta do último caso que tem dado brado aqui pelas bandas da praça do Império. Ora, então: o bastonário da Ordem dos Advogados reafirmou, em entrevista à Antena 1, que a corrupção é uma das suas «grandes preocupações». Na sequência, não se fez rogado e, ao estilo de quem não se ensaia nada em partir a loiça toda, que lhe é característico, António Marinho Pinto declarou para os microfones, alto e bom som, que há pessoas «que ocupam cargos de relevo no Estado português» que cometem crimes impunemente, e que em breve poderá avançar com casos concretos.

O desconforto das classes foi geral. Nessa mesma Sexta-feira, dia 25 de Janeiro, o procurador-geral da República, Pinto Monteiro, reagiu às declarações com a abertura de um inquérito. As investigações relativamente às denúncias do bastonário passaram, logo no Domingo, para a mão de Cândida Almeida, a procuradora que dirige o Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP). Como a coisa foi considerada urgente por todos os partidos, no dia 30 a Comissão Parlamentar de Assuntos Constitucionais aprovou, por unanimidade, a audição do bastonário da Ordem dos Advogados, mas adiantou que vai esperar até dia 19 de Fevereiro para marcar a data em que haverá disponibilidade para o fazer.

Entrevista à Antena 1
Para ouvir:

Podcast:
Link do ficheiro áudio em formato Windows Media Áudio 36,95 Mb
LINK PARA MP3 52m9s | 48,9 Mb

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: