‘Ralé defende beldroegas e popinhas’.

 

Uma das indignadas com o derrube dos últimos fragmentos de floresta urbana no Igarapé da Magistral, no cruzamento da Recife com a Paraíba, em Manaus, é a leitora do Elisa Souto Bessa. No seu caso, a realidade do facto representou um choque tão grande na sua alma manauara que lhe atravessou o inconsciente e a atingiu em cheio na ‘região’ onírica. Vai daí, Elisa sonhou, contou ao Bessa Freire e ele o relatou assim, dessa forma genial, no seu blog:

[O sonho] inclui os antigos habitantes do lugar, os bichos, que decidem voltar pra casa e tomar o shopping de assalto. Inspirada nas formigas que colocaram pra correr a população de velho Airão, obrigando a fundação de uma nova cidade, a leitora Elisa imagina a vingança dos bichos.

Revoadas de pássaros, como no filme de Hitchcock, invadem os espaços vazios, pousando em lustres e fios. Centenas de macacos escorregam nos corrimões, pulando nas escadas rolantes, uns vestindo roupas das vitrines, imitando manequins, outros devorando bananas no horti-fruti. Preguiças descansam nos sofás das lojas de móveis. Passeando no elevador, pacas e tatus. Cutias não! As cutias ocupam a praça da alimentação, ficando com dor de dente de tanto-tanto comer doce quente, e os fiofós delas começam a assoviar.

As saúvas desfilam com pedaços de couve. Cobras-cipó se enrolam nas colunas. Sapos e rãs lavam o pé na borda da fonte. Camaleões exibem suas cores nas lojas de eletrodomésticos. Urubus e gaviões no açougue, lontras na peixaria, lagartos nas folhas de alface, formigas no açúcar, compotas e geléias. Os empresários tentam expulsar os animais, mas são comidos pelas onças. Um cenário pra George Orwell nenhum botar defeito! Pode até ser uma ópera bufa encenada pelo Berinho no Teatro Amazonas.

publicado em Taqui Pra Ti

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: