George Clooney: contra a China, por Darfur.

Felizmente, são cada vez mais os que têm a coragem de desalinhar o passo do deslumbramento generalizado do mundo, face à mega produção que a China prepara para receber as Olimpíadas. Depois de Steven Spielberg ter retirado a sua colaboração ao evento, agora é George Clooney quem dá uma lição à diplomacia, mostrando que é possível usar o poder de influência, de modo firme, para bem mais e melhor do que pancadinhas civilizadas no ombro e abraços de cortesia.

O actor norte-americano George Clooney pediu à Omega, um dos principais patrocinadores dos Jogos Olímpicos de Pequim e da qual é imagem publicitária, que denuncie a política externa chinesa no Sudão.
(…) A China foi fortemente questionada acerca dos seus vínculos comerciais e militares com o governo sudanês, acusado de apoiar milícias que cometeram violações e assassinatos no Darfur. (…) Nos últimos cinco anos de conflito, pelo menos 200 mil pessoas perderam a vida e cerca de 2 milhões viram-se obrigadas a abandonar as suas casas.

Fonte: Destak

aqui tinha chamado a atenção para a hipocrisia de Pequim, de onde chegam relatos de um aumento alarmante das detenções de activistas e dissidentes, de atropelos ainda mais gritantes do que é hábito na China, no que reporta à violação da liberdade de expressão e dos mais elementares direitos humanos, às vésperas dos Jogos Olímpicos, numa manobra maquiavélica para limpar o País de todas as vozes que possam ser incómodas para o regime, quando o resto do mundo começar a chegar para assistir à festa.

Confesso o meu repúdio por esta fúria ‘higiénica’ que se vive em Pequim e não faço segredo da minha indignação. Se o evento quisesse ser fiel aos princípios expressos no espírito olímpico que ‘supostamente’ o anima, nunca a escolha do país anfitrião em 2008 poderia ter recaído na China.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: